Quem Somos

Frente Parlamentar Mista
Bebidas Brasil

Histórico

A Frente Parlamentar Bebidas Brasil, que está em sua terceira legislatura no Congresso Nacional, surgiu após produtores de bebidas regionais se sentirem mal representados nos espaços de tomada de decisão.

Até há alguns anos, apenas grupos com grande poder e influência econômica conseguiam ser ouvidos no Congresso, de modo que apenas os seus interesses eram atendidos, tornando os produtores regionais subrepresentados.

Por isso, com o apoio de parlamentares que também acreditam na necessidade de incentivar a indústria nacional, a Frente Parlamentar Mista Bebidas Brasil atua para institucionalizar e efetivar a defesa dos interesses dos produtores de bebidas nacionais.

A frente parlamentar representa um espaço para que os fabricantes reforcem as suas demandas diante dos tomadores de decisão e mostrem para eles a importância do setor e de políticas públicas que beneficiem esse segmento econômico, importante para geração de emprego e renda no país.

A frente já conquistou diversas vitórias para os produtores regionais, como:

  • Tributação Ad rem para Ad Valorem (2008)
  • Entrada dos refrigerantes no Simples Nacional (2014)
  • Ad valorem puro (2015)
  • Decreto 9.394/2018: Alíquota do IPI de 20% para 04% (2018)

 

O compromisso da frente parlamentar é continuar lutando para trazer mais vitórias para os fabricantes nacionais.

Visão

Maior igualdade tributária para o setor de bebidas regionais, para acabar com o oligopólio das multinacionais e ampliar a atuação dos produtores nacionais do setor no mercado interno, fomentando a concorrência justa e isonômica.

Missão

Defesa dos produtores de bebidas nacionais, propiciando seu crescimento, por meio da adoção de um sistema tributário mais justo, promovendo a igualdade, a geração de empregos, o combate à concorrência desleal e o combate à concentração mercadológica.

Valores

Trabalhar com transparência na formação de políticas pública do setor, de maneira a beneficiar os produtores de bebidas nacionais e, sobretudo, a sociedade, por meio de um trabalho honesto e justo.